segunda-feira, 22 de outubro de 2012

7 Dicas para poupar água




1.Ensope os pratos
Este conselho vai sobretudo para quem tem lava-louças duplos. Deixe os pratos durante a noite – ou dia – numa parte do lava-louças, que deverá estar cheio de água. Depois de algumas horas de molho, o prato ou restante louça estará quase lavado. Finalmente, basta colocar um pouco de detergente e passar rapidamente por água.

2.Instalar sensores de torneira
Uma das mais recentes modas de bricolage norte-americana, quando falamos de cozinhas, é a instalação de um sensor que regula a água que sai da torneira. Há dois tipos de sensores: um que é activado pela presença de mãos perto da torneira, e outro que se baseia num pedal para o pé. Ambos são eficientes na altura de lavar a louça e evitam que esteja com a torneira sempre ligada enquanto lava os pratos e tachos. É que ninguém desliga a água entre as lavagens de um objecto específico, certo?

3.Faça uma refeição vegetariana por semana
Qual a relação entre a comida vegetariana e a água? Bom, é simples. Gasta-se muito mais água para alimentar o gado que a cultivar vegetais. Sim, é uma situação subjectiva e não tem grande relação com a poupança imediata de água, mas ainda assim contribui para a poupança global de água. O Inhabitat diz que este troca poupa 11.300 litros por refeição. Será possível?

4.Reduza os duches
Esta é uma clássica da poupança de água. Um minuto de duche gasta entre 19 e 26 litros de água. Agora multiplique estes números por um duche de dez minutos, já viu quanta água gasta, todos os dias, no seu banho matinal?

5.Reaproveita as águas cinzentas
As águas cinzentas ou residuais, ou seja, qualquer água que seja utilizada para lavar louça, a roupa ou tomar banho, correspondem a 50 a 80% de toda a utilização de água numa casa. Pode utilizá-la para regar as plantas ou inclusive, se estivermos a falar de lavar a louça, reutilizá-la numa próxima sessão de lavagem de pratos.

6.Instale reguladores para o autoclismo
Grande parte da água da humanidade vai, literalmente, pela sanita. Segundo o Inhabitat, só os norte-americanos gastam 45% de toda a sua água utilizada no autoclismo. As sanitas mais velhas são ineficientes e gastam uma média de 13,2 litros de água por cada utilização. Mas já não há desculpa para continuar a enviar água para os canos. Hoje, qualquer loja de bricolage tem reguladores para autoclismos, que maximizam a eficiência da descarga e reduzem a utilização de água para os seis litros por utilização. Ainda é muita água, mas a situação é um pouco mais sustentável.

7.Cuidado com os vazamentos
As fugas de água são tão irritantes quanto insustentáveis. Uma torneira a pingar 30 vezes por minuto gasta o equivalente a 27 banhos por ano, ou seja, 11,3 litros por dia. A solução? Chamar um canalizador ou, se não for o seu caso, um amigo com jeito para a bricolage hardcore.



Todo o Texto retirado de - http://greensavers.sapo.pt/

2 comentários:

  1. Para o autoclismo eu uso o velho truque da garrafa..aqui está o exemplo.... http://www.poupaeganha.com/poupe-agua-ao-descarregar-o-autoclismo/

    ResponderEliminar
  2. E sem duvida uma optima dica! Obrigada

    ResponderEliminar