quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

RESPECT MY WORK


Algumas pessoas vêm ter comigo e partilham as suas casas, perguntam dicas, marcas, fornecedores, preços, querem descontos e finalizam com a seguinte frase: “Mas não quero uma decoração, só umas ideias...” ou  “não queres ir lá a casa dar umas dicas, e se eu gostar, falamos?”. Ninguém vai a um advogado pedir soluções para os seu problemas e sai sem pagar, certo? Ou pede canalizador para ir lá a casa “dar umas ideias” de como desentupir os canos e depois diz-lhe que não precisa dele pois vai fazer sozinho, certo?
São este tipo de perguntas que não se fazem a uma Designer de Interiores. O meu negocio é esse, sou criativa e por isso vendo ideias. Essas tais “dicas” são o trabalho e é com ele que vivo e pago as minhas contas.
Foram anos de estudos, aprendizagem, formações e outros tantos a criar uma boa equipa e fornecedores de confiança.   
Projectos de qualidade demoram o seu tempo. São feitos esboços, pesquisas, perspectivas, estudos, plantas, recolha de materiais e amostras, apresentações, etc. Posto isto, exijo respeito pelo meu trabalho e pela minha inteligência.

Já dizia o outro: “ Não me peças grátis a única coisa que tenho para vender!”

Photo - Isabel Pires de Lima


5 comentários:

  1. Verdadinha.... E muitas vezes, para além de pedirem "as ideias e fornecedores" ainda pedem rápido, porque não têm a mínima noção de tempo de produção...

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabelinha, bom dia! O que eu já me ri com este seu post. O mesmo se passa com os médicos, alguns deviam cobrar a dobrar já que até os chateiam em suas casas depois de um loooooongo dia de trabalho, quando finalmente estão com a sua família a "descansar". Sim porque isto de ter filhos pequenos têm-se outro dia de trabalho quando se chega a casa. Enfim.
    Beijinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
  3. Tão Português esse espírito... "Não me queres fazer só esta traduçãozita? São 2374645 páginas mas dá para fazer depois de jantar, à lareira"... O trabalho criativo é sempre massacrado, como te percebo. E ninguém se lembra que dá trabalho, queima neurónios e que o nosso tempo vale dinheiro tal como o dos outros!

    ResponderEliminar
  4. Não a queria desiludir, mas o mesmo acontece com o Advogado, é só uma questão por telefone ou por email!Devemos todos contrariar esta tendência, devemos valorizar o nosso trabalho independentemente da profissão. A sua postura está correcta o problema está naqueles que acedem a estes pedidos e vão permitindo que estes pedidos se tornem comportamentos perfeitamente normais, quando não o devem ser.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente Isabel! Por vezes não dão o devido valor a um criativo, e tenho essa experiência! Por isso comecei a dizer mais "nãos" do que "sim" posso ter perdido várias oportunidades de carreira mas respeito o meu trabalho e o dos outros e como dizes e muito bem, também temos contas para pagar :)
    Beijinhos
    André Poeira

    ResponderEliminar