quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Entrevista com...JOSÉ CABRAL


Hoje trago para a “entrevista com” o alfaiate mais visitado da internet, o José Cabral autor do blog Alfaiate Lisboeta.
José licenciou-se em sociologia mas é multifacetado e por isso determinado. É escritor, é blogger, é cronista, é colonista, é fotógrafo e é sem dúvida um trendsetter.
As suas respostas são interessantes e conhecedoras do tema design.
Pode ser que um dia nos cruzemos por ai numa ruela ou beco lisboeta ou mesmo pela sua lente.
Muito obrigada José foi um prazer!
(“o blog” com vários estilos, a não perder!)


O que o inspira?
As pessoas.

Viagem preferida?
De comboio e mochila às costas. Talvez não volte a fazer mais nenhuma mas foram sempre este tipo de viagens que mais me marcaram.

Cidade preferida?
Umas quantas. Lisboa e Madrid encabeçam a lista.

Cores preferidas?
“red, green and blue”. E o branco também.

Cores que menos gosta?
O roxo ou o lilás.

Designer de moda preferido?
Não tenho.

Casa de sonho?
Gosto particularmente de casas que se misturam com a natureza. A Casa da Cascata do Frank Lloyd Wright. Outro exemplo engraçado é o das “casas colgadas” (casas suspensas/penduradas) de Cuenca em que a estrutura das casas assenta literalmente sobre as rochas.

Divisão da sua casa que mais gosta?
O meu quarto.

Peça de Design de eleição?
Em miúdo ia muito a casa de uma amiga de infância da minha mãe que é designer. Acho que nunca um objecto me impressionou tanto quanto a Cadeira Wassilly que ela tinha.

Objecto preferido em sua casa?
Um missal centenário

Ultima compra para a sua casa?
Um candeeiro.

Qual o Livro preferido na mesa de centro da sua sala?
Espero que venha a ser o meu (risos).

Seleccione “A” Obra de Arte?
Acho que a dificuldade que tenho em responder-lhe a esta pergunta atesta precisamente – ao contrário do que pode suceder com outras pessoas – o meu baixo capital artístico. Mas há objectos ou composições que me marcaram. A Liberdade Guiando o Povo do Eugéne Delacroix é uma delas. O Castelo de Neuschwanstein na Baviera é outra “obra de arte” que me impressionou bastante. Lembro-me perfeitamente de o ter visitado em 2003 e ter sido como uma concretização dum sonho de infância. Aquele trecho do Carmina Burana do Carl Orff que todos conhecemos é talvez a composição musical mais impressionante que conheço. E depois há ainda um mundo literário cheio de obras de arte apaixonantes.

Livro de eleição?
Nem de propósito! Os Maias.

O melhor Restaurante?
Não consigo responder-lhe. Mas posso dizer-lhe que adoro ir jantar a Carnide. É uma zona calma que tem ali dois ou três restaurantes onde me sinto muito bem.

Comida Favorita?
Chanfana. A da minha mãe pelo menos (risos)

Frase ou ditado favorito?
Ditames populares não são o meu forte mas “não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti” acho que encerra em si mesmo um conjunto de valores e atitudes importantes.

Site preferido?
O Google e respectivas aplicações.

Refira um espaço “design” que a tenha surpreendido?
O Lux. Acho que é raro o Sábado que esteja em Lisboa que não passe por lá mas recordo-me perfeitamente da primeira vez que lá fui e a impressão que me causou.

Na carteira levo sempre…dinheiro

Não vivo sem…pessoas

Ainda hei-de sentir que...fiz qualquer coisa de especial pelos outros

O meu objecto de sonho é….um casaco de linho

Sonho de consumo… (acho que não tenho)

Photo - Gentilmente cedida por José Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário